Cobrança Indevida de Água
Tudo que você precisa saber


Por
Mayara Horta e Raisa Albuquerque


Você sabia que, se não tem hidrômetro instalado na sua casa, a empresa de água não pode cobrar mais do que uma tarifa mínima?
Isso mesmo! Muitas pessoas recebem cobranças de água estimadas, mas de acordo com a lei, essas cobranças podem estar erradas. Vamos explicar o que isso significa e o que você pode fazer.


1. O que é um Hidrômetro?
O hidrômetro é aquele aparelho que mede a quantidade de água que você realmente consome na sua casa. Ele registra seu uso de forma exata, como o medidor de luz. Quando a sua casa não tem hidrômetro, a empresa de água normalmente faz uma estimativa de quanto você está consumindo. O problema é que, sem medição real, essa cobrança estimada pode ser injusta.


2. O que diz a Lei?
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é uma das mais altas cortes do Brasil, já decidiu que, quando não há hidrômetro, a empresa deve cobrar apenas o valor mínimo de água, baseado em 10 metros cúbicos (10 m³) por mês. Em outras palavras, se não há medição exata, eles não podem cobrar um valor maior do que esse.


3. Como Saber se Você Está Pagando Mais?
É simples: verifique suas faturas de água. Se você não tem um hidrômetro em casa, o valor da tarifa mínima (de 10 m³) deveria estar sendo cobrado. Caso o valor seja maior, pode ser que você esteja pagando a mais do que deveria. Esse valor mínimo varia de acordo com cada localidade, então você pode consultar os preços diretamente no site da companhia de água ou na agência reguladora.


?
?
?
4. O que Fazer se Descobrir Cobranças Indevidas?
Se você descobrir que está pagando a mais sem hidrômetro instalado, você tem direito a pedir a revisão das cobranças. A empresa de água é obrigada a cobrar apenas pela tarifa mínima se não houver o hidrômetro. Além disso, o STJ também definiu que o prazo para pedir a devolução de valores cobrados a mais é de 10 anos. Então, você pode pedir o reembolso dos valores pagos a mais nesse período.
Se tiver dúvidas ou precisar de orientações mais detalhadas, é sempre recomendável consultar um Advogado capacitado, que poderá avaliar o seu caso e orientar sobre os melhores caminhos a seguir.


5. Por que é Importante?
Essas cobranças a mais prejudicam muitas pessoas e, se corrigidas, podem representar uma economia significativa. Além disso, a empresa de água não pode se beneficiar de uma cobrança que não segue a lei. É um direito de todos pagar apenas pelo que realmente consome ou pela tarifa mínima, se não houver medidor.


6. Dica Final
Confira suas contas de água e converse com seus vizinhos sobre esse direito. Muitas vezes, não estamos cientes de problemas que podem ser corrigidos. Ao entender seus direitos, você ajuda a evitar cobranças abusivas e a proteger seu bolso!
O objetivo deste guia é garantir que todos saibam como lidar com situações de cobrança indevida de água. Afinal, todos merecem um tratamento justo!
Localização
Rua Rio Javari, 361
Nossa Senhora das Graças
Caixa Postal 969
Manaus/AM
Horário
De 8h às 18h
Dias
Segunda a Sexta
Contato
Raisa Albuquerque Advocacia
OAB/AM 12589
Serviços jurídicos em direito do consumidor, previdenciário e sucessório.
© 2024. All rights reserved.